Primeira Festa Literária de Propriá: Valorizando a Cultura e a Literatura Local
0:00 Começa hoje à noite a primeira Festa Literária de Propriá. O evento tem o objetivo de valorizar e divulgar a literatura e a cultura da região. Além disso, acontece justamente no mês em que se comemora o Dia da Literatura Sergipana, data instituída através de uma lei aprovada na Alese e celebrada em 26 de novembro.
0:21 Quem traz os detalhes pra gente da programação é o Ronaldo Lima, coordenador da Festa Literária. Boa tarde, Ronaldo, seja bem-vindo ao Jornal Segunda Edição.
0:32 Boa tarde, Denise, é uma satisfação muito grande estar aqui e poder bater esse papo sobre a Flipriá.
0:41 Nós que agradecemos a sua presença, Ronaldo. Vamos começar falando então dessa programação que começa hoje à noite, é uma programação bem vasta que vai muito além da literatura, né?
0:53 Isso. Hoje à noite, eh, começa, que é o dia 10. A programação ela inicia com a execução do Hino Nacional através de uma banda de pífano. Na sequência vai vir uma, uma apresentação teatral com o grupo Carrancas, né, que é daqui de Propriá. Aí haverá palestras, haverá exposição de artes de dois artistas: um de Porto Real do Colégio, que é cidade vizinha a Propriá, chamado Rôndone Ferreira, e o outro é David da Silva dos Santos, que é de Propriá. E na sequência, após essa, essa, essa exposição de artes, a feira de livros é aberta para o público de um modo geral e autores irão trazer, né, suas obras para poder participar do evento.
1:53 Esse evento ele, ele fomenta e estimula, claro, né, o gosto pela literatura, a própria formação e a literatura local. Estimula que as pessoas também sejam, né, aí escritores. Acho que envolve uma série de coisas.
2:11 Isso. O principal objetivo dessa feira de livros é justamente focar não só na cidade de Propriá, mas a cidade de Propriá é uma cidade polo. Ela, em torno dela, giram não somente as cidades circunvizinhas, mas também do estado de Alagoas. Umas três ou quatro cidades giram em torno dela. Então, o objetivo mesmo é, é, é trazer para o público de um modo geral a produção literária que acontece nessa região do Baixo São Francisco. Esse é o principal objetivo da Flipriá. E lembrando que a Flipriá é uma realização do Centro de Cultura de Propriá.
3:00 E para o público, né, essa abertura, esses dias de evento, a participação das pessoas é essencial e o acesso é gratuito.
3:10 Isso, o acesso é gratuito. A nossa programação, ela é bem diversificada. Por exemplo, nós teremos, eh, um palestrante que é indígena Xocó da Aldeia Kariri-Xocó de Porto Real do Colégio. A gente vai ter uma quilombola também no evento para falar, né, sobre a violência e preconceito contra as religiões de matriz africana. Nós teremos um, um escritor já bem conhecido em Sergipe, Antônio Francisco de Jesus, o Saracura, que ele vai debater mais uma professora chamada Professora Tânia sobre a importância da literatura, eh, feminina em Sergipe. Também nós vamos ter o Dr. Ulisses, né, que se eu não me engano é Desembargador, vai estar aqui presente. Vai ter contação de histórias para as crianças do público infantil juvenil. Haverá recitação poética. Haverá o resgate da memória de cordelistas daqui da região, principalmente de Propriá, vai ser com Gabriel Lemos e Conceição Feitosa. Haverá lançamentos de livros, né?
4:29 Viu, eh, Ronaldo, eu queria agradecer muito a sua participação aqui com a gente por trazer, né, essas informações sobre esse evento e desejar, claro, um ótimo evento para todos vocês aí de Propriá e região.
4:42 Eu aqui agradeço a oportunidade de poder falar desse evento. É o primeiro, mas a gente acredita que vai se estender por muito tempo porque é como eu falei anteriormente, o objetivo da gente é fazer com que as pessoas entendam, compreendam a importância do livro mesmo diante de tanta tecnologia.
Nenhum comentário :
Postar um comentário